Praticando a PRESENÇA Joel S. Goldsmith - Introdução


INTRODUÇÃO

Ninguém irá pegar este livro e ler ao menos que esta pessoa já tenha conhecido momentos de quietude e reflexão, alguém que tenha sido incomodado por frustração, falta de sucesso, ou falta de harmonia, e que tenha ponderado muito e seriamente porque a vida deve ser tão insatisfatória.

Porque isto foi minha experiência e porque esta experiência conduziu-me a escrever este livro, somente estes, que têm tido uma experiência similar e têm sido aguilhoados por esta mesma insondável questão estarão interessados em ler mais para descobrir o que eu encontrei e como isto tem me beneficiado.

Muitas vezes, da maneira com que minha vida estava caminhando, eu tive razão para estar insatisfeito e a insatisfação até o ponto de ponderar e ponderar, silenciosa e intimamente na possibilidade de encontrar uma saída.

Longos períodos de sucesso e felicidade, seguidos por insatisfação e infelicidade, finalmente me conduziram a períodos maiores e mais frequentes de introspecção, cogitação e contemplação da vida.

Em uma dessas experiências, a qual eu não posso dizer que ouvi uma voz, eu sei que recebi uma impressão que era algo como um ser interior dizendo para mim: “Tu (Deus) manterás em perfeita paz aquele cuja mente está fixa em ti”. Eu devo admitir que esta foi uma experiência surpreendente porque até esse momento minha familiarização com a Bíblia; não tinha sido uma companhia diária, mas apenas uma questão de leitura ocasional.

Mais tarde, mais pensamentos desta mesma natureza desdobraram-se e eu comecei a perceber que através das Escrituras nos é dito para não nos apoiarmos em nosso próprio conhecimento. “Reconheça-O em todos os teus caminhos e Ele endireitará as tuas veredas”... “Aquele que habita no lugar secreto do Altíssimo a sombra do Onipotente repousará”... “Na tranquilidade e na confiança está a vossa força”.

Passagens e mais passagens se desdobraram e mesmas. Eu fui conduzido finalmente àquela maior experiência de todas, na qual o grande Mestre Jesus Cristo, revelou que se nós habitarmos na Palavra e deixarmos a Palavra habitar em nós, nós frutificaremos ricamente, e que realmente é prazer de Deus que nós prosperemos e frutifiquemos ricamente. Sempre havia o lembrete que o preço é: “Permaneça em Mim; deixe que EU permaneça em você. Permaneça em Minha Palavra e deixe que a minha Palavra permaneça em você.

Habite em Deus; viva, se mova e tenha o seu Ser em Deus. Busque-o enquanto Ele pode ser encontrado”.

Aos poucos, ficou claro para mim que toda escritura estava revelando ao mundo que “o homem, cuja respiração está em suas narinas”, o homem separado e apartado de Deus não é capaz de compreender, pois ele não é nada. Eu comecei a compreender porque Jesus Cristo pode dizer: “Eu de mim mesmo não posso fazer coisa alguma” – “eu de mim mesmo não sou nada; o Pai que habita em mim é O que faz as obras”. Eu pude compreender Paulo quando ele disse: “Eu posso todas as coisas através do Cristo, O qual me fortalece”, e então eu soube qual era o fator ausente em minha vida.

Eu tenho vivido e estive vivendo uma vida habitual todos os dias. Tudo que Deus significava para mim era uma leitura ocasional da Bíblia e uma frequência ocasional a Igreja. Agora eu vi que o princípio da vida, o segredo de uma vida bem sucedida, era tornar Deus uma parte de minha consciência, algo o qual Paulo descreveu como orar sem cessar.

A princípio, você pode não compreender porque orar sem cessar ou pensar acerca de Deus tem alguma coisa a ver com ser bem sucedido, feliz e saudável. Você pode nem mesmo ser capaz de ver o que a conexão com Deus tem a ver com os assuntos mundanos da vida. Isto, naturalmente, você irá descobrir através de sua própria experiência, porque embora algumas testemunhas que eu posso oferecer a você do que isto tem feito em minha vida, ou na vida de milhares de pessoas que eu tenho ensinado você só estará convencido até que por si mesmo tenha tido sua experiência real.

A razão que você está lendo este livro é porque você está sendo irresistivelmente atraído a Deus. Há uma compulsão dentro de você para encontrar o fator ausente em sua vida, o qual restaurará seu srcinal estado de harmonia, alegria e paz. Sua leitura da introdução é uma indicação que isto é o que você está buscando, isto é a necessidade a qual clama por realização em você; e esteja assegurado disto que a partir de agora sua mente se voltará novamente e novamente para Deus, até que um dia, se mais cedo ou mais tarde, se tornará evidente para você que sua vida somente será completa quando for vivida em Deus e tiver Deus vivendo nela. Você nunca se sentirá totalmente separado e apartado de Deus, porque nunca novamente em sua vida você será capaz de passar por longos períodos sem trazer Deus para sua percepção consciente e na mesma medida habitar nele.

Pense por um momento o que acontece na mente das pessoas que acordam de manhã e percebem, “Sem Deus, eu não sou nada; mas com Deus, todas as forças de harmonia unem-se em mim para expressar a si mesmas”; ou quem pondera alguma passagem da Escritura tal como, “Ele aperfeiçoará aquilo que está designado para mim... Para onde fugirei do Teu Espírito?... Se ascendo ao céu Tu estás lá... Se faço minha cama no inferno vejo que Tu também estás lá... Se eu caminhar através do vale da sombra e da morte, não sentirei medo porque sei que Tu estás comigo”.

Pense no que isso significa para um homem de negócios, que vai para o trabalho ou uma mãe, enviando seus filhos para escola sabendo que eles não estão sozinhos, pois aonde eles estão, O Espírito de Deus está com eles, e aonde o Espírito de Deus está existe liberdade. Nunca novamente sozinhos ou que a vida deles depende totalmente do que eles fazem ou de que outras pessoas fazem a eles, para o bem ou para o mal, pois nunca novamente eles esquecerão que há um Ele, mais perto que a respiração e mais perto do que mãos e pés; há uma Presença que vai antes deles para tornar os caminhos tortos em retos, uma Presença e um Poder a Qual vai preparar um lugar para eles. Nunca eles podem estar separados do Espírito de Deus contanto que o Espírito de Deus seja mantido vivo dentro deles.

Quando você comtemplar isto, você começará a descobrir que se você for um desses que ora em montanhas sagradas ou em magníficos templos em Jerusalém, ou se você não ora em nenhum lugar em particular, a verdade é que o lugar onde você está é solo sagrado contanto que você contemple a Presença e o Poder de Deus dentro de você.

Isso não significa que você não possa continuar prestando culto a uma igreja de sua escolha. Este livro não significa tirar você de qualquer igreja que você esteja, onde, no momento presente, você pode estar desfrutando a associação com outros, no seu particular caminho religioso e nem isso significa colocar você em qualquer igreja na qual você pode já não estar prestando culto. O propósito do
livro é revelar o Reino de Deus – onde Ele está e como alcançá-Lo. O Mestre disse que o Reino de Deus não está aqui e nem está lá! Mas está dentro de você, e você aprenderá através deste estudo, que o Reino de Deus está estabelecido em você no mesmo momento que você começar a contemplar Sua Presença e Seu Poder dentro de você.

Deus É; disto você pode estar certo. Esta é a única verdade em sua experiência, porém, no grau no qual você contempla, medita e mantém sua mente fixada em Deus, vivendo, se movendo e tendo seu ser na consciente realização que Deus nunca abandonará e esquecerá você. A Graça de Deus é sua suficiência, mas isso é tornado prática em sua vida pela sua contemplação desta Graça. Somente no grau em que você viver na consciente realização de Deus e deixar Deus habitar em você é que se torna verdadeiro que você não está sozinho – que o lugar onde você está é solo sagrado, pois Deus está com você e Ele nunca deixará e esquecerá você.

Cada pessoa que conhece insatisfação, incompletude e frustração aprenderá algum dia que há um único elo ausente em toda cadeia do viver harmonioso. Isto é a prática da Presença de Deus – conscientemente, diariamente, hora após hora habitar em alguma verdade da Escritura e não faz diferença qual Escritura: Cristã, Hebraica, Hindu, Budista, Taoísta e Muçulmana. A Palavra de Deus dada ao homem através de sábios, santos, buscadores e reveladores o que nós precisamos, em qualquer linguagem, de qualquer país, contanto que seja uma verdade universal.

Eu tenho sido um viajante por aproximadamente 50 anos e eu tenho encontrado paz, alegria e companhia aonde quer que eu tenha viajado. Em minha opinião, a razão que eu desfrutei cada experiência satisfatória ao redor do globo é porque eu tenho levado comigo a grande verdade dada a nós pelo Mestre, “Não chame a ninguém de Pai sobre a terra: pois há Um só Pai, O qual está no Céu”. Esta verdade tem sido meu passaporte e meu abre-te-sésamo para a liberdade e alegria em todos os países, pois aonde quer que eu tenha viajado, eu conscientemente me recordo que Deus é o Pai, O Princípio Criativo, a vida de todos com quem eu entro em contato. Ninguém pode mudar o fato de que qualquer que seja o nome, nacionalidade, raça ou credo, há somente um Deus, um Pai, e que nós todos somos filhos deste Único Pai, mas esta verdade serve somente para estes que conscientemente se lembram, realizam, acreditam e confiam nisto.

Na minha vida, eu tenho conhecido a abundância e ausência de abundância, mas sempre que houve uma falta de qualquer espécie, a harmonia, plenitude e totalidade têm sido restauradas através da realização que “o homem não vive somente de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”... “Eu tenho uma comida para comer que vós não conheceis”. Tem você ponderado o que o Mestre quis dizer com estas palavras? Ao longo dos anos eu tenho gasto semanas e meses ponderando sobre elas, por vezes semanas e no próximo ano mais semanas, até que eu compreendi o significado delas. Eu percebi que ele (Jesus) estava falando acerca de uma substância interior que se torna carne – não que ele não pudesse comer no devido tempo, mas quando havia coisas mais importantes para fazer, ele tinha outra espécie de carne e pão para sustentá-lo.

Após os anos que eu passei neste trabalho, eu posso dizer para você; que o alimento interior, a água interior, o vinho interior e o pão da vida – todos estes são trazidos para a experiência tangível através de uma comunhão interior e não há outro caminho. Eles não podem ser trazidos de fora para dentro. Nem sequer a leitura da Bíblia fará isto por vocês. É levando as verdades da Bíblia para a meditação e alcançando uma realização (percepção) interior delas que muda as palavras que você lê na Bíblia para a “A Palavra da Vida”, o alimento, o vinho e a água da vida.

A Verdade espiritual na Bíblia é o único poder na proporção que ela é trazida viva e mantida viva em sua consciência. Esta não é a minha palavra para você; esta é a palavra do Mestre que tem nos contado que nós seremos mantidos em paz se mantivermos nossa mente fixada em Deus e que se Palavra de Deus e deixarmos a Palavra de Deus habitar em nós, ela frutificará  ricamente.

Devemos então ter a água, vinho, alimento e pão, interiores, para levar ao desenvolvimento e crescimento do fruto o qual aparecerá externamente. Você pode somente alimentar a árvore da vida de dentro, não de fora. O Pão da Vida, o alimento, o vinho, a água – estes são formados dentro de nós através da contemplação de Deus, das coisas de Deus, e da Palavra de Deus. Estes são formados dentro de nós através da comunhão com o Espírito. Sempre se lembre: O Espírito de Deus está dentro de você, mas somente poucos hoje parecem capazes de passar horas com a literatura espiritual e mais horas em comunhão interior – somente poucos. Seus maiores desejos de conhecer Deus assegurarão o sucesso deles no caminho espiritual.

A mensagem deste livro não é uma mensagem pessoal. É uma sabedoria antiga que o homem não vive de pão somente, mas, de toda a palavra recordada na consciência, por cada Palavra e Pensamento de Deus, mantidos dentro de nós. Por isso vivemos. Quando nós tentamos viver sem Deus, nós estamos vivendo somente com as armas carnais deste mundo. Quando nós levamos esta grande verdade para o interior de nossa consciência e deixamos habitar em nós, então seremos revestidos da armadura espiritual, e a única espada que necessitamos é a espada do Espírito. E o que é a espada do Espírito senão toda a palavra que procede da boca de Deus?

Eu tenho aprendido e assim eu procuro passar para você: Mantenha a Palavra de Deus viva em sua mente, em seu pensamento e em sua experiência e você nunca conhecerá falta ou limitação. Mantenha conscientemente diante de você que nenhum homem na terra é seu pai – há somente um Pai, o Princípio Criativo de toda humanidade – e você nunca conhecerá nada mais exceto o amor dos homens e das mulheres deste mundo.

Quando você mantém a Palavra de Deus viva em sua consciência você está praticando os princípios da vida espiritual. Neste livro, você encontrará uma exposição destes princípios, os quais eu me refiro de tempos em tempos como a letra da verdade. Por si mesma ela não é suficiente, pois a letra mata, mas, o espírito vivifica.

Este livro é minha experiência pessoal revelada. Este livro   revela tudo que tem acontecido a mim e em minha carreira espiritual, e não só a minha, mas de todos ensinados neste caminho, seja por mim ou por qualquer outro professor espiritual. Através dos séculos este caminho de vida tem sido praticado, mas tem sido perdido exceto por poucos que vivem a vida mística.

As dificuldades do mundo nas gerações passadas têm conduzido o homem a buscar aquilo que restaura os “anos perdidos do gafanhoto”, aquilo que estabelece a paz na terra e a boa vontade entre os homens. Eu tenho encontrado isso e neste livro você também encontrará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário