Capítulo VIII – O Ritmo de Deus


Capítulo VIII – O Ritmo de Deus

Uma pessoa que vive pela meditação nunca está sozinha, e nem está inteiramente participando deste mundo. Se ela é fiel em praticar a presença, dentro de alguns meses, ele se encontrará em um estado de espírito contemplativo a maior parte do tempo. Contemplando Deus e as coisas invisíveis torna então Um com Deus de modo que não há lugar onde Deus termina e ela começa. Aquilo no qual uma pessoa continuamente habita, aquilo que ela abraça em sua consciência, é aquilo com o qual ela finalmente se torna Um. É este estado contínuo de unidade que capacitou o Mestre dizer, “Quem vê a mim, vê o Pai que me enviou, pois Eu e meu Pai somos Um”.

Todas as coisas boas vêm à experiência dos Filhos de Deus. Quem são os filhos de Deus? Nós somos? Não até que o espírito do Senhor esteja sobre nós – “se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós, sois os Filhos de Deus”, e somente então estaremos sujeitos às leis de Deus. Se sairmos de nossas casas sem a percepção interior que o Espírito do Senhor está sobre nós, estaremos caminhando pelo o mundo, como seres humanos, sem qualquer lei de Deus para nos defender; somos seres humanos sujeitos a leis humanas - leis de acidente, de contágio, de doença e morte. Nós negligenciamos a oportunidade de admitir a influência divina em nossa experiência, e nossa atitude praticamente é, "eu posso viver o dia de hoje sob o meu próprio poder, eu posso cuidar de mim neste dia, sem qualquer ajuda de Deus" em vez de fazermos de Deus a atividade do dia e assim nos estabelecermos no ritmo de Deus:

Pai, este é Seu dia, o dia que Você tem feito. Você fez o sol se levantar; Você dá luz e calor a terra; Você nos dá chuva e neve; as estações do ano são Suas, “tempo de plantar e de colher, frio e calor, verão e inverno, dia e noite”. Este é o Seu dia. Você me criou; Eu sou Seu; Você me criou no ventre desde o início. Usa-me neste dia, assim como os céus declaram a glória de Deus e a terra manifesta Suas obras, assim eu devo manifestar a glória de Deus. Deixe-me glorificar Deus neste dia. Este dia, deixo que a vontade de Deus seja manifestada em mim. Este dia, deixo que a graça de Deus flua em mim e através de mim para todos aqueles
com quem eu encontro. (meditação espontânea do autor).

Uma outra vez durante essa breve pausa para a comunhão interior, nas primeiras horas da manhã, essas palavras podem vir:

Pai é a Tua inteligência que eu necessito hoje – não a minha limitada sabedoria, mas a Tua infinita sabedoria. Este dia, eu preciso de todo o amor com que Tu podes me preencher. Dê-me Tua sabedoria e Teu amor em ampla medida. (meditação espontânea do autor).

Tal meditação brota de uma profunda humildade, uma grande humildade do espírito o qual está disposto a admitir: "Pai, sem ti não posso fazer nada, sem Ti eu não sou nada". Pode ser que o dia tenha sérios problemas que devam ser superados e que estão além da nossa capacidade ou compreensão, ou além da nossa capacidade financeira para resolvê-los, ou pode haver uma decisão difícil a ser tomada. A resposta não vem de qualquer habilidade pessoal que possamos ou não possamos ter, ou de nossos recursos materiais, mas do contato com a “fonte infinita interior”: “Ele realizará aquilo que está designado para mim... Ele aperfeiçoará o que me concerne”. Entrar no nosso santuário interior e orar, não para pedir, mas para reconhecer nossa filiação divina e habitar nas promessas das passagens das escrituras inspira-nos, enche-nos com uma confiança que carregamos conosco durante todo o dia e que seja adequada para prevalecer sobre todos os obstáculos que possamos encontrar:

Pai, eu tenho grandes tarefas hoje que estão além da minha compreensão e além da minha força, e então eu devo confiar em Você para realizar aquilo que me é dado a fazer. Você tem dito que Você está sempre comigo e tudo que Você
tem é meu. Conceda-me hoje a garantia de que Seu amor está comigo, que Sua sabedoria me guia, e que Sua presença me sustenta. Sua graça é minha suficiência em todas as coisas. Sua graça! Eu estou satisfeito em saber que Sua graça está comigo. Isso é tudo que eu necessito porque essa
graça será tangível como o maná que cai do céu, como um jarro de óleo que nunca seca, ou como pães e peixes que se mantêm sempre se multiplicando. Qualquer que seja a minha necessidade, Sua graça providencia para este dia. (meditação espontânea do autor).

Somente isto é suficiente para começarmos o nosso dia, não como o filho do homem, mas como o Filho de Deus.

A Presença habita em nós, uma Presença transcendental a qual não pode ser descrita, mas é reconhecida em meditação. Não há maior presente que possa vir a qualquer homem ou mulher do que a convicção inabalável de que Deus cuida de nós, mas ninguém pode ter essa certeza se negligencia a contínua realização consciente da presença de Deus. Se a Palavra habitar em nós, frutificaremos ricamente. Deus é glorificado no frutificar de nossas vidas, e de nenhuma outra maneira é Deus glorificado. Na proporção em que vivermos na Palavra e deixarmos a Palavra viver em nós, nós experimentaremos uma vida harmoniosa e frutífera. É verdade que haverá problemas, mas e daí? Ninguém está prometendo imunidade completa das discórdias da vida, enquanto estamos na terra vivendo uma vida humana. Problemas inevitavelmente nos alcançam, mas eles podem ser uma benção porque é através deles, que nós nos erguemos mais alto em consciência e a harmonia é trazida para nossa vida diária.

As experiências que vem para nós quando vivemos em obediência “a voz interior” são milagres de beleza e alegria. Não vamos ter medo de seguir essa voz, mesmo que a princípio estamos tão mal sintonizados com ela e não a ouvimos corretamente. Muitas pessoas passam a vida toda nada realizando, porque elas não estão dispostas a fazer qualquer coisa por medo de cometer um erro. Não há necessidade de ter medo de erros ou mesmo de falhas. Os erros cometidos por uma pessoa que é obediente “à voz mansa e delicada” serão poucos, e eles não vão ser suficientemente graves para serem irrecuperáveis, e ela pode rapidamente se erguer novamente e em breve estar totalmente imersa no Espírito. Os erros não são fatais; nem um deles é para sempre; o sucesso é para sempre, mas uma falha é apenas por um dia.

Se fizermos contato com o reino de Deus dentro de nós, estaremos vivendo em Deus pelo resto de nossos dias. Então filiação espiritual - Deus expressando a Si mesmo como nosso Ser individual - será revelado na terra. Deus nos formou para manifestar a Si mesmo na terra, para anunciar Sua glória e esse é o nosso destino. Deus plantou sua infinita abundância no meio de nós. Nada precisa vir para você ou para mim, mas tudo deve fluir para fora de nós. E por quais meios? Por essa Presença, a Presença que cura, supre, multiplica, e ensina. Essa presença irá executar todas as funções legítimas da vida, mas Ela está somente ativa em nossa vida quando nos dedicamos e consagramos aos nossos períodos de meditação. Devoção e consagração são necessárias para nos dar suficiente propósito para que lembremos uma dúzia de vezes por dia para não fazer nenhum movimento sem a percepção da Presença, ou pelo menos sem um reconhecimento Dela.

Há muitas oportunidades no dia de qualquer pessoa para reconhecer a Presença. Não é muito difícil desenvolver o hábito de esperar por um segundo em cada porta que abre ou fecha e perceber:

Deus está tanto do outro lado desta porta, como ele está desse lado. Não há nenhum lugar onde eu posso ir hoje, onde a presença de Deus não está. Onde quer que eu esteja Deus está. (meditação espontânea do autor).

Podemos pausar antes das refeições para lembrarmos que nós não vivemos de pão somente, mas, de toda palavra que procede da boca de Deus. Então, quando contemplarmos a comida sobre a mesa, poderemos silenciosamente expressar gratidão pela Fonte dessa comida, por Aquele o qual trouxe esta comida para nós: “Tua graça tem se assentado em minha mesa”.

Não há um momento do dia quando uma pessoa espiritualmente alerta não possa encontrar alguma razão para dizer, Obrigado (a) Pai”. Muitas vezes, pode não haver nada pelo qual agradecer a Deus, exceto, talvez, que o sol está brilhando, mas mesmo isso é um reconhecimento da Presença. Às vezes, quando nos deparamos com circunstâncias frustrantes ou perturbadoras, podemos nos
perguntar como podemos louvar a Deus, mas, se despertos na filiação espiritual, podemos sempre encontrar formas de reconhecer Deus. Esta prática contínua da Presença, reconhecendo Deus em todos os nossos caminhos, providenciando amplos períodos para sentarmos em silêncio e esperarmos por um sentimento interior que o espírito de Deus está se movendo - o princípio que governa,
mantem e sustenta nossa experiência inteira. A verdadeira oração de entendimento espiritual é uma oração cuja dádiva do próprio Deus pode ser dada para nós.

O infinito está dentro de nós neste e em cada momento: toda a sabedora espiritual, toda graça, eternidade, e imortalidade – tudo isso está incorporado dentro de nós neste e em cada momento. Vamos começar a demonstrar este infinito. Como? Comece a derramar. Pesquise em torno da sua casa espiritual, a sua consciência, e veja se você não pode encontrar alguma passagem bíblica, algum óbolo de amor para expressar a alguém, ou umas poucas gotas de perdão. Encontre alguma coisa em sua casa. Comece a deixar as gotas de óleo que você encontra lá fluir em silêncio, secretamente, e sagradamente. Mantenha-as fluindo, e quando você faz isto, está receptivo ao que está se desdobrando de dentro. Não tente compor declarações ou pensamentos. Espere pacientemente em um estado relaxado de receptividade para que eles venham até você. Logo uma segunda ideia será adicionada ao pensamento srcinal. Contemple os dois. Habite sobre o significado deles; habite sobre o possível efeito deles na sua vida ou na vida de
outra pessoa. Ao ponderar essas duas ideias algumas vezes gentilmente, às vezes explosivamente, um terceiro pensamento vem, algo que você não tinha pensado nisso antes. De onde estas ideias estão vindo? De dentro de você. Lembre-se de que elas sempre estiveram lá, mas, agora você está deixando-as fluir. Dentro desta interioridade há uma fonte que é sua fonte individual, contudo é infinita porque é Deus. O reino de Deus está dentro de você e em meditação você o está atraindo.

Se não há amor suficiente em sua vida, é somente porque você não está amando suficiente, e isto significa que você não está penetrando na fonte do amor dentro de seu próprio ser. Deixe que o amor flua: ame este mundo. Ame o sol; a lua, e as estrelas; ame as plantas e as flores; ame todas as pessoas. Deixe este amor fluir. Este amor que flui para fora da fonte infinita dentro de você será o pão da vida que voltará para você.

Deixe a verdade fluir a partir de você para este mundo. Quanto mais verdade você libera mais você terá. Você é o instrumento através do qual a verdade de Deus está fluindo na consciência. Você não sabe onde esta verdade está indo ou quem ela está abençoando. Você não sabe quem está sentindo o amor que está brotando dentro de você, e não é importante você conhecer isso porque ele não é o seu amor; é o amor de Deus. Você é apenas o instrumento pelo qual ele está fluindo. Sempre comece a sua meditação pela percepção que o infinito jaz dentro de você, que você não está buscando nada para vir até você; você está buscando somente deixar a graça de Deus fluir através de você, o instrumento, o Filho de Deus.

Talvez alguém esteja olhando você por bênçãos espirituais. Não comece a acreditar que você não tem compreensão suficiente ou não leu os livros suficientes ou não teve a experiência suficiente para ajudá-lo. Comece com as duas gotas de óleo que você já tem, e você faz isso por saber a verdade, não sobre a pessoa, mas a respeito de Deus:

Quanta verdade eu conheço sobre Deus? Eu sei que Deus é onipresente, então, toda presença de Deus e todo o poder de Deus está fluindo através de mim. Onde Deus está não pode haver nada, exceto o bem; não pode haver pecado, doença, morte, falta ou limitação. Na presença de Deus está a totalidade do bem. Que mais eu conheço sobre Deus? Deus é o único poder. Se Deus é o único poder, não há outro poder que não seja Deus; não há poderes negativos sobre a terra, não pode haver nenhum poder nesta condição me confrontando. Deus é a única vida, a vida eterna e imortal, sem pecado ou doença, sem mácula. A vida de Deus é perfeita. Deus é amor, e este amor me envolve. O amor de Deus me protege, me sustenta e me mantem. (meditação espontânea do autor).

Esta é a maneira como o trabalho de cura é feito: Deus interior; obtenha quietude; torne-se silencioso até que a paz que excede toda a compreensão desça sobre você.

A verdade espiritual não é algo que acontece no corpo ou nos afazeres de alguém; ela acontece na consciência do indivíduo quando a alma está aberta (receptiva). É uma regeneração mais do que uma cura. Tudo incluído dentro da
consciência - corpo, negócio, casa - responde quando a alma está aberta para a luz da verdade e para a atividade de Deus agindo como consciência individual. De fato não há cura espiritual separada da vida espiritual, e não pode haver vida
espiritual separada da experiência de Deus. Deus deve ser experienciado; Deus deve estar em comunhão com o nosso ser interior. O Infinito Invisível que chamamos de Deus e nossa identidade individual que chamamos de Filho de Deus são um. [Quando nascemos novamente ou somos iluminados, temos acesso a esta consciência e aí nos tornamos na prática filho de Deus] É dentro de nós que este ponto de contato deve ser feito para que uma convicção absoluta dessa presença divina possa vir até nós. Esta convicção pode somente brotar de dentro; e quando o Espírito de Deus nos preenche, nós sentimos uma sensação de paz, uma respiração profunda dentro de nós, uma liberação como de um peso removido, e então nós vamos para a nossa vida cotidiana, serenos, seguros, descansando no seio do Pai, porque agora Deus, o Filho, tem Deus, o Pai, com ele.

Deus não é um curador de doenças; Deus é “um Ser Infinito”. Deus é Espírito, e ao lado de Deus, não há mais nada. A graça de Deus remove todos os obstáculos do nosso caminho, porque a luz da verdade revela que nunca houve poder no chamado obstáculo. Quando encontramos a nossa paz interior, veremos que a Onipotência, onipresente, está nos governando, e todas as coisas que tememos - pessoas ou condições - desaparecem automaticamente por causa de sua nulidade. Esse é o milagre do ensino espiritual: não é a verdade sobre o erro; não é Deus sobre o mal, não é algum grande Deus que faz algo para alguns até mesmo maior e mais terrível do que o mal. Um ensinamento espiritual é uma revelação de Deus como o Infinito Ser individual – como Espírito, onipotente, onisciente, onipresente – ao lado do qual não há outro. Nesta realização a escuridão desaparece e a luz surge.

“Ele levanta a sua voz, e a terra se derrete”. Se tornarmos tão proficientes na prática da Presença tal que possamos nos sentar calmamente com nossa atenção voltada para o Interior, a voz mansa e delicada trovejará, e a terra inteira do mal derreterá e desaparecerá da nossa experiência. Isto pode vir como uma voz; isto pode vir como uma visão; mas nada disso é necessário: somente uma coisa é necessária e isto é apenas esperar até que haja um impulso ou sentimento, que é a nossa garantia que Deus tem proferido a Sua voz. Quando isto ocorre, veremos que a discórdia é substituída pela harmonia, a doença dá lugar à saúde, e as pessoas com quem encontramos não são “mais vistas como seres humanos”, mas filhos de Deus. Ao contemplar a presença de Deus, graça e poder, Deus profere a Sua voz e de toda a discórdia desaparece:

Mais perto do que a respiração está o meu Deus, Todo-Presença e a única presença, ao lado de quem não há outra Presença. "O Senhor é a minha luz e a minha salvação; quem devo eu temer? O Senhor é a fortaleza da minha vida; de quem terei medo?

Qual, então, é essa discórdia que está reivindicando a minha atenção, que eu estou com medo? É uma pessoa? Não, Deus é o Pai de todos: “Não chame ninguém de Pai sobre a terra, pois, um só é seu Pai, o qual está no céu”. Então todos os homens são espirituais, dotados unicamente com as qualidades de Deus. Deus fez tudo o que foi feito e Ele chamou de bom. No princípio havia somente Deus. Alguma coisa foi adicionada a Deus? Alguma coisa foi adicionada ao
universo de Deus? Não, e neste reconhecimento, eu não posso ser hipnotizado por ver ou acreditar que há algo diferente de Deus. Deus é o único princípio criativo do homem. Tudo o que Ele cria é criado à sua imagem e semelhança, à imagem e semelhança da perfeição.

O Pai dentro de mim é o único poder que opera nesse universo; o Pai dentro de mim é o único poder operando nesta sala, o Pai dentro de mim é o único poder operando dentro do meu próprio ser. Há somente Deus-sendo, o poder de Deus, o qual flui para este mundo, abençoando a todos seja amigo e inimigo.

"Ele profere a sua voz, e a terra se derrete" - a discórdia desapareça. A desarmonia e a pessoa dissolvem-se à Sua imagem e semelhança. Esta pessoa que estava me perturbando, onde ela está agora? Ela não está aqui, porque já ressuscitou, ela ressuscitou do sepulcro, já não é o homem de carne, mas o filho de Deus. Na quietude, quando eu silencio todos os julgamentos humanos tanto para o bem como para o mal , “nasce uma criança", a realização do Cristo acontece, e "eu era cego e agora vejo". Eu contemplo a visão infinita - Deus, o Pai, e Deus, o Filho.

Deus está mantendo e sustentando Sua própria vida que é a minha vida, a vida do ser individual, e Deus está mantendo essa vida agora - não em algum momento futuro, mas agora. Este corpo é o corpo que Deus me deu, um corpo eterno, espiritual, e imortal. Deus mantém meu corpo em Sua perfeição eterna. Deus é um contínuo e eterno estado de ser divino, e este Ser é o meu ser individual, pois "Eu e o Pai somos um". Meu corpo é um instrumento para a atividade de Deus, um veículo apropriado para manifestar a Sua glória. Deus é a força dos meus ossos; Deus é a saúde do meu semblante; Deus é o meu socorro, Deus é a minha fortaleza e o minha torre alta, a minha segurança e proteção.

A terra anuncia a obra de Suas mãos; o céu proclama a Sua glória. Como podem os céus - o sol, a lua, e as estrelas manifestarem essa glória, e não o homem, a quem foi dado o domínio sobre o sol, a lua e as estrelas? O homem manifesta a plenitude da Divindade, não forçando e lutando para se tornar a plenitude, mas apenas quando ele relaxa e permite que o ritmo de Deus Se cumpra nele. A obra de Deus é uma obra completa, o trabalho do homem é para
descansar nele (no ritmo de Deus):

Deus no meio de mim é poderoso, e porque Deus está no meio de mim, eu não preciso de nada, eu não tenho falta de nada. De mim mesmo, eu não tenho nenhuma habilidade, nem conhecimento, mas a compreensão de Deus é infinita.
"Aquele que está dentro de mim cumpre aquilo que está designado para mim... Aquele que está dentro de mim é maior do que aquele que está no mundo". Eu me torno o instrumento da vontade de Deus, e através de mim, Ele profere a sua voz e a terra se derrete.

Eu não busco nada para mim, eu busco apenas ser usado como um instrumento para trazer luz àqueles que ainda estão em escuridão. Eu não uso a Verdade, mas eu permito que a Verdade me use. Deixo a Verdade fluir através de mim para as nações do mundo que ainda estão buscando o que eles comerão e beberão e com quais recursos estarão vestidos, mas eu vivo, não somente de pão, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus. Toda verdade que vem em minha consciência é o meu suprimento diário, minha sabedoria e compreensão. Tudo o que eu necessito é ouvir a voz mansa e delicada dentro de mim e descansar no
ritmo de Deus.

A graça de Deus flui para este mundo como uma presença invisível e como um poder invisível de bênçãos através de mim. Eu sou o centro através do qual a graça é derramada sobre o mundo – através do qual a sabedoria divina, o pão da vida, o vinho da vida, a água da vida estão atingindo a humanidade. As nações do mundo procuram por pão, alimentos, vestuário e habitação, mas "não vós, meus discípulos” - não eu, eu busco somente o reino de Deus e deixo a graça de Deus fluir através de mim.

O Espírito de Deus em mim é o Cristo. Sua função é curar, ressuscitar os mortos, abrir os olhos do o cego - o material e espiritualmente cego - e iluminar a consciência humana. "Minha paz", a paz de Cristo, é dada a mim e através de mim para o mundo. Esta é a função da luz que está fluindo através de mim. A verdade que Eu sou torna-se o pão da vida para este mundo. Esta é a função da luz que está fluindo através de mim. A verdade que Eu sou torna-se o pão da vida para este mundo que ainda não conhece a sua própria identidade. Eu, minha consciência divina, transformo vinho em água. Esta luz que Eu sou torna-se a luz do mundo e minha presença uma bênção para aqueles que ainda não conhecem a sua verdadeira identidade.

Há um ritmo eterno no universo – “ tempo de semear e tempo de colher, frio e calor, verão e inverno, dia e noite...para tudo há um tempo, e um tempo para todo propósito debaixo do céu”. Tornamo-nos um com o propósito eterno e descansamos no ritmo de Deus, quando contemplamos o fluxo eterno da graça de Deus. O ritmo do universo flui através de nós (meditação espontânea do autor).

Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra de suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite... Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu
coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e libertador meu. (Salmo 19:1,2,14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário